NA RETA 2014
1) Quais perguntas e dúvidas sua prática tem levantado nesse momento?(máximo de 15 linhas. Há também a possibilidade de anexar link para um vídeo de no máximo 5 minutos onde você tem a possibilidade de demonstrar as perguntas levantadas no corpo, utilizando também a fala se desejar).
R: Até onde o ser dançante seja ele praticante ou apenas amante da arte da dança pode se deixar influenciar pelos meios de comunicação, televisiva e principalmente a via internet?
2) O que você tem feito? Como tem acontecido sua rotina de trabalho? (máximo de 15 linhas) (Aqui interessa gerar em linhas gerais um mapa de como você vivencia seu tempo de trabalho. É interessante compartilhar tudo o que compreende hoje como seu trabalho de artista, incluindo eventuais escritas de projeto, produção de material audiovisual, leituras, práticas corporais, treinamentos, conversas, etc...).
R: O trabalho proposto veio dessa informação que mina novos e antigos adeptos às artes. Tenho pensado e repensado, anotado e observando essas influências de mídia até mesmo no comportamento que vai da criança ao adulto... A pesquisa constante tornasse um foco nas discussões e pensamentos a cada fim de aula... Essa rotin tornou-se a messes necessária para a expressão, esse feedback entre professor e aluno.
3) A crítica tem feito parte das suas rotinas de trabalho? Se sim, como isso acontece? Quais as ferramentas ou modos você tem experimentado? (máximo de 15 linhas)
R: As críticas sempre são parte da rotina de trabalho. Um olhar de fora, pode perceber e interpretar gestos, movimentações que talvez em nossas intenções não tenha ficado nítido. Ensaios abertos e experimentações com objetos em cena, ou imaginários, tornam o lúdico mais próximo de uma realidade cruel que muita das vezes não se é percebido ou captado.
4) Você considera que as lógicas mercadológicas nas quais estamos inseridos operam nas configurações de seu trabalho? De que maneira? (máximo de 15 linhas)
R: Esta diretamente influenciado ao trabalho proposto. Que tem a temática POP. Nos conceitos de mercado de trabalho, no social, no educacional e até mesmo no familiar. Tudo é imposto a nós. Às diretrizes a serem seguidas e a postura a ser tomada.
5) Quais as maiores dificuldades que você identifica hoje no exercício da sua profissão? Você tem praticado estratégias para lidar com elas? Se sim, quais? (máximo de 15 linhas)
R: O número de pseudo professores de dança é crescente. Que copiam e fazem de vídeos de internet seus professores. A falta de regulamentação e supervisão de órgãos fiscais em escolas, estúdios e academias de dança. Traz a classe artista uma grande desvalorização. O que se tem a fazer e encaminhar e conscientizar alunos e responsáveis da importância da profissão e da valorização do profissional.
6) Escreva aqui, tudo junto e misturado, referências direta ou indiretamente ligadas a esse processo de criação (inspirações, influências, interferências pontuais, etc...). (máximo de 15 linhas)
R: A necessidade do trabalho proposto esta ligada justamente no mercado de trabalho que nos impõe, assim como sociocultural e educacional familiar, às ideias e diretrizes de comportamento a serem absorvidos por nós sem que tenhamos esta noção. O crescimento mediatista do consumo e prática. Uma fábrica de ilusões trazidas ludicamente e banalizadas cruelmente por crianças, jovens e adultos. O trabalho proposto coma temática popular esta inserido na banalização dos fatos e no dito pão e circo ao povo.
7) Se tiver mais alguma coisa que você acha importante dizer, diga. (máximo de 15 linhas)
8) Cole aqui um link de vídeo não editado de ensaio do seu processo de criação (pode ser de youtube; vimeo; sendspace ou outros).
R: https://www.youtube.com/watch?v=-lJAwmA8VDs
9) Se tiver alguma necessidade especial de equipamento de som, descreva aqui.
R: Sonorização comum de mídia. Não sendo necessário iluminação a principio nada específico além de energia para ligar televisores e imagens a serem projetadas.
Rodrigo Silveira