top of page

Mostra que reúne uma série de ações e trabalhos desenvolvidos a partir/junto/dentro/com o Festival, buscando no trânsito e no contato com outros contextos a continuidade e amadurecimento das propostas e ações, que vão dando forma ao próprio Festival.

Direção: Juliana França e Leticia Nabuco

Artistas realizadores: Luciana Maia, Isabela Carletti, Ana Dupas, Caio, Allyson Amaral, COMO_clube, Marcela Áquila, Leticia Nabuco, Juliana França, Tiago Gandra

Produção: Juliana França

2014

CAUSA EM CAUSA < >

De 25 a 31 de agosto

Sala Renée Gumiel

Alameda Nothmann, 1058

São Paulo

 

25 a 31/08 - oficina DARK ROOM _LAB 2: Sistemas Coreográficos (14h às 19h)
26/08 - SPET (18h)
          - Abertura do TÁ CRÍTICO (19:30)
27/08 - GAROTA GLAMOUROSA + TÁ CRÍTICO (20:30)
29/08 - DE NOVO + TÁ CRÍTICO (20:30)
30/08 - ENTREPERFÍCIE + TÁ CRÍTICO (20:30)
31/08 - COREOGRAFIA + TÁ CRÍTICO (19:30)

 

Toda a programação faz parte do projeto Dança e coreografia que foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE no EDITAL DE OCUPAÇÃO DA SALA RENÉE GUMIEL 2014

 

 

 

DARK ROOM _LAB 2: Sistemas Coreográficos

Laboratório para investigar: coreografia; sistema; espaço e materialidade. A proposta é criar um ambiente de estudo coletivo a partir dos pontos de conexão entre os trabalhos “DARK ROOM” e “SPET - Sistema performativo de Estudo de Tradução”, experimentando dois sistemas coreográficos junto ao público. As duas proposições tratam a dança como algo a ser performado por artistas e expectadores, rompendo a tradição do entendimento sobre esta como algo a ser visto.

Propositoras: Juliana França e Ana Dupas

Colaboração: Marcella Áquila

Inscrições abertas até 23/08 pelo email:j.clcfranca@gmail.com
10 vagas

SPET - Sistema Performativo de Estudo de Tradução

Trata-se de um sistema performativo que é desenvolvido e entendido por todos os envolvidos, funcionando em co-responsabilidade entre os participantes, divididos sempre em leitor, tradutor, assistente de tradução, sintetizador, escrivão e espectador. O sistema não diferencia performer e público, todos fazem parte do sistema e são responsáveis por ele, segundo a função que escolhem exercitar. A cada vez que o dispositivo é ativado, gera um texto. Nessa ocasião será traduzido o texto de Andrew Hewitt; Social Choreography: Ideology as Performance in Dance and Everyday Movement.

spet é uma proposição de Ana Dupas iniciada na plataforma de criação COMO_clube em São Paulo, no contexto da residência artística Jardim Equatorial (com coordenação de Thelma Bonavita e apoio do Programa de Fomento à Dança - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo / 2012-2013). spet foi e é experimentado, desenvolvido e modificado em colaboração com diversos leitores, tradutores, sintetizadores, transcriadores e espectadores, em contextos de residências, estudos e mostras realizadas através da plataforma COMO_clube.

Abertura do TÁ CRÍTICO

O intuito desse encontro é gerar crítica da crítica, colocando em discussão uma das ações propostas pelo festival, o TÁ CRÍTICO. Trata-se da experiência de ESTAR crítico, diferente do entendimento de ser um crítico, como função destinada a um especialista. O TÁ CRÍTICO é a ação de desenvolver ferramentas que possam gerar ambientes críticos junto ao público e em processos de criação colaborativa entre artistas.

Uma parceria CAUSA <ações artísticas> + COMO_clube

GAROTA GLAMOUROSA

A Garota Glamourosa é um argumento corporal para a discussão sobre nossos pequenos fins do mundo. Num quadro tosco da realidade de plástico, uma garota vive intensamente sua imagem fake, ansiando por vida e indagando como é possível ser tão feliz.

Interpretação e Criação: Isabela Carletti

Direção de movimento: Leticia Nabuco

Criadores colaborativos: Artistas residentes no projeto Operação 2012: Aline Rodrigues, André Fonseca, Luciana Maia, Juliana França, Leticia Nabuco e Ludmilla Teixeira.

Concepção de figurino: Isabela Carletti

Concepção de cenário: Isabela Carletti e Rodolfo Fontes em colaboração com os artistas residentes.

Apoio: Diversão & Arte Espaço Cultural

DE NOVO

Era uma vez em que nada mais era. DE NOVO propõe uma experiência coletiva do Branco, como porta de entrada estética e simbólica para se chegar a descobertas do que é ou pode ser novo.

Concepção e performance: Leticia Nabuco

Som: Mariá Portugal (edição) e Bruno dos Santos (captação de áudio)

Fotografia: Bruno dos Santos e Camila Picolo

Colaborações no processo de criação: Juliana França, Raíssa Ralola e Israel Alves

Projeto financiado pelo festival de dança CAUSA <ações artísticas>2013, que teve início na residência Operação 2012.

Agradecimentos: Juliana França, Bruno dos Santos, Aline Rodrigues, Christine Sílmor, Cia Ekilíbrio, Leo Nabuco.

Classificação indicativa: 18 anos

Apoio: Diversão & Arte Espaço Cultural

ENTREPERFÍCIE

De que maneiras o corpo se adere a superfícies móveis? Quem dita o fluxo e por quais pontos de contato ele passa? Onde os músculos se entregam? Em quais junções os ossos resistem a quedas? Por entre os espaços, é possível descobrir intervalos de queda e de suporte. O toque é atravessado na entreperfície e o corpo se funda na passagem. Tic-tac. Entreperfície te convida a adentrar a vida em colapso.

Concepção e direção: Luciana Maia.

Direção de movimento: Leticia Nabuco

Performer: Tiago Gandra.

Som: Luciana Maia, André Fonseca e Ludmilla Teixeira.

Colaborações no processo de criação: Aline Rodrigues, André Fonseca, Isabela Carletti, Juliana França, Leticia Nabuco e Ludmilla Teixeira.

Apoio: Diversão & Arte Espaço Cultural

 

COREOGRAFIA

Trata-se de um desdobramento da pesquisa Dark Room a partir do interesse em aprofundar a ideia de sistema e a ideia de coreografia.

Nessa experiência a ser realizada em uma sala totalmente escura, participantes se envolvem em desenhos e deslocamentos em uma proposição onde o ESPAÇO e suas mudanças são percebidos como protagonistas da ação. A arquitetura do espaço é transformada, redesenhada no tempo.

Este sistema é proposto por Juliana França e Marcella Áquila como parte da investigação de Dark Room, que tem sido desenvolvida junto a muitas pessoas e em diferentes contextos:

RAISSARALOLAISRAELALVESLETICIANABUCOCAUSAAÇÕESARTÍSTICASSESCSANTOSANADUPASMARCELAAQUILLAPALOMAOLIVEIRAJULIANAFRANÇADIEGORIBEIROCOMOCLUBEDIVERSÃOEARTEESPAÇOCULTURALDANISPADOTTOARIADNEFILIPELUCASONOFREMAYRAPIMENTAMARCIOROBERTOLILIANESOARESRAFAELRIBEIRODANIELARIBEIROFONSECACAMILAPICOLORENATARODRIGUESEAQUELESQUEAINDAVIRÃO.

bottom of page